Paixão de Cristo

Público elogia trabalho do Renascer, em seus 20 anos

Há 20 anos, reviver a história de Jesus Cristo todos os anos, na Sexta-Feira Santa, tem sido a missão do Grupo Teatral Renascer. Este ano, mais uma vez, os 350 componentes entre atores, figurantes, equipe técnica e auxiliares – mostraram garra determinação e, principalmente, muita emoção. Foram mais de dois meses de ensaios, onde todos se entregaram de corpo e alma na busca de uma apresentação perfeita. Mas, além dos ensaios, era preciso cuidar também do cenário e foi aí que entrou a turma do mutirão mais uma vez, formada por componentes do Renascer, que também doaram tempo aos domingos, preparando o cenário para o grande espetáculo.

Depois de tudo pronto, veio o grande momento: a apresentação da Paixão de Cristo. Antes da encenação, todos se reuniram nos bastidores para os últimos informes. Valdir Santiago e Waleria Stevam transmitem as últimas instruções e motivam os componentes. O pároco de Jaguaré, padre Fabiano Marchezini também motiva os atores e, em seguida, todos rezam a Oração do Pai Nosso. A ansiedade diminui: o espetáculo vai começar.

Bem antes do espetáculo, por volta das 17 horas, a dupla de irmãos Geruza e Adalto Togneri cantaram músicas religiosas para o público que ia chegando. Em seguida, o casal Gilson Péterle e Marlene Morelo transmitiram ao público, um pouco da história do Renascer e agradeceram aos patrocinadores. Depois, foi a vez do padre Fabiano Marchezini transmitir uma mensagem de fé ao público presente.

O pároco de Jaguaré, padre Fabiano Marchezini, destacou o trabalho do Grupo Teatral Renascer. “A encenação da Paixão de Cristo explicita para nós, a memória da paixão de morte do Senhor. É o reavivamento da fé do nosso povo que acredita na promessa salvadora desde o Antigo Testamento. É nessa promessa que nós focalizamos a nossa profissão de fé. Acreditamos no filho de Deus, nele cremos; cremos na força da palavra do evangelho, como ele mesmo diz que ele é a luz, a verdade e a vida; água viva, que é oferecida a humanidade. É esta água que nós queremos oferecer a humanidade para que ela seja transformada, segundo o projeto de Deus, na realidade plena, aonde a humanidade se plenifique cada vez mais, na divindade que Deus oferece a nós através da doação do seu filho, do seu gesto de doar-se pela obediência até a morte de cruz e a salvação de toda a humanidade. Ele disse que a cena que mais marcou, na sua opinião, foi a ressurreição. “A ressurreição é a cena que mais marca a vida de quem professa a fé, pois nós não adoramos um Cristo morto, mas temos a certeza de que a ressurreição, vinda em plenitude superou toda a situação que a morte tentava oferecer.

O prefeito Sávio Martins também assistiu ao espetáculo, acompanhado da família. Ele elogiou bastante o trabalho desenvolvido pelo Grupo Teatral Renascer. “”O Renascer desenvolve um trabalho maravilhoso, através da encenação da Paixão de Cristo, fazendo muitas pessoas chorarem em vários momentos. Realmente foi um espetáculo e que isso sirva para que nós seres humanos reflitamos sobre a nossa vida de cada dia, para que nós busquemos a salvação lutando pela paz dos homens aqui na terra, pregando o amor, pois só o amor pode nos salvar. Jesus doou a sua vida por nós, da mesma forma que cada um de nós deve se doar pelos nossos irmãos.”

Sávio também parabenizou o Grupo Teatral Renascer pelos 20 anos. “O Renascer vem realizando um belo trabalho ao longo de 20 anos, merecendo os nossos parabéns e nós temos que continuar apoiando este trabalho, possibilitando que muitas outras pessoas possam vir ver este espetáculo tão maravilhoso e exemplar para todos nós.”

Adaptado Jornal Tribuna do Cricaré