Paixão de Cristo

25 Anos: Jubileu em Grande Estilo

Jaguaré – Em grande estilo e num cenário considerado pelos organizadores como o mais bonito dos últimos anos, o grupo ArtCultura Renascer apresentou o auto Paixão de Cristo no ano do Jubileu de 25 anos. O espetáculo aconteceu na Sexta-Feira Santa, na Comunidade São Roque, em Jaguaré. O sentimento de atores, diretores e colaboradores foi traduzido em uma só palavra: “resistência”. O primeiro ato foi a apresentação do cantor Jonny Mendes, que em alguns cânticos, interpretou as músicas ao lado do bispo diocesano de São Mateus, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, que pela primeira vez participou do espetáculo em Jaguaré. Uma das músicas interpretadas por Jonny foi Vem Santo Espírito de Deus, que serviu como fundo para a entronização do estandarte do grupo teatral Renascer, na abertura do espetáculo, por domados cavalos. Ainda neste primeiro momento, o grupo teatral prestou homenagens aos cinco atores que interpretaram Jesus Cristo ao longo dos anos: Wilson Tavares, Jorge de Melo, Gilson Peterle Vieira, Fabrício Pariz e o atual, Alexandre Bonadiman. Em seguida foi feita uma reflexão sobre a recente tragédia ambiental (rompimento de duas barragens em Mariana), ocorrida em Minas Gerais e que atingiu o Espírito Santo, em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema Casa comum, nossa responsabilidade. Dizendo-se satisfeito e feliz com o espetáculo, o ator Valdir Santiago, que interpretou Pôncio Pilatos, salientou que o sucesso é garantido por causa do árduo trabalho nos bastidores. “A diretoria e integrantes Renascer se reuniram várias vezes, traçando estratégias e planos para a encenação de 2016. Tivemos, por exemplo, reuniões com secretários e o prefeito Rogério Feitani, Padre Belmiro da Paróquia São Cipriano, Rotary Club, entre outras. É um trabalho grande que exige muita dedicação. Especialmente, neste ano, que procuramos fazer algo especial para comemorar a resistência do povo de nossa Cidade, que realiza este momento de oração e evangelização há tantos anos”.
A meta do grupo teatral não é apenas promover um teatro, mas também proporcionar momento de fé e de espiritualidade. É um momento de evangelização, de pregação do evangelho. Então para ser um momento de evangelização, reflexão e oração, os atores tem que estarem muito bem preparados em termos de encenação teatral e espiritualidade”, disse o ator Valdir, acrescentando que o grupo conta com a direção de Jader Sossai de Lima, secretário de Educação e Cultura de Jaguaré com larga experiência teatral e atuação na Pastoral da Juventude da Igreja Católica. “Do ponto de vista espiritual, temos tido apoio da Paróquia que nos dá embasamento e entendimento do evangelho na busca dessa espiritualidade. Nossa intenção é que o público e os atores sintam, no fundo do coração, esse chamamento para a reflexão”. Valdir lembrou ainda que todos os anos o desafio é enfrentar a dificuldade para arrecadar dinheiro para custeio do espetáculo, com a mobilização de voluntários para ensaios e mutirões para ajustes estruturais nos cenários, pessoas especializadas para a coordenação de atores e preparação das estruturas. “Sempre temos pessoas que se entregam de alma e coração. Com isso, a mensagem de
amor chega ao público com emoção e carinho”. O Grupo Teatral Renascer envolveu 350 pessoas, entre atores, figurantes, técnicos e equipe de apoio, no espetáculo deste ano.