Contato via correio eletrônico
Este Ano O Espetáculo Cenário Histórico Elenco Como chegar Blog Fotos Vídeos Contato

Texto adaptado/Jornal Tribuna do Cricaré

 

Renascer, 19 anos de arte, fé e paixão  

A encenação da via-crucis de Jesus e de seu triunfo sobre a morte, na ressurreição, emociona a comunidade jaguarense há várias décadas. Contudo o primeiro espetáculo montado com estrutura razoável data de 1981, quando 49 atores amadores reviveram os últimos momentos do Messias na face da terra, no palco montado sobre dois caminhões, na Praça Municipal, bem diante da Matriz de São Cipriano. Nos últimos 19 anos, porém, coube ao Grupo Teatral Renascer recontar essa história de fé e exemplo de paixão pela arte.
A retomada da Paixão de Cristo, em 1992, sacudiu o Município, despertando a população jaguarense para unir os ensinamentos do Cristianismo à exuberância da produção teatral. O desafio foi aceito por um grupo de atores pioneiros, que firmaram o compromisso de transformar a encenação em tradição em todo o Norte do Estado. Naquele ano, o espetáculo foi montado sobre caminhões, no Estádio São Clemente, e contou com um elenco de 47 pessoas. O público? Quatro mil expectadores de olhos vidrados em cada cena.
Em 1993, buscando uma estrutura melhor, os atores formaram uma comissão e adotaram o nome de Grupo Teatral Renascer. A apresentação aconteceu com a mesma estrutura anterior e alcançou o sucesso esperado, repetindo o feito também em 1994.
Há 15 anos, a encenação da Paixão de Cristo passou a ser realizada na Comunidade São Roque, às margens da Rodovia Dom José Dalvit, que liga a Cidade de Jaguaré à BR 101.
Em 21 de dezembro de 1995, foi fundada a ArtCultura Renascer, entidade devidamente registrada nos órgãos competentes que garantiu suporte jurídico às iniciativas dos artistas. A partir de então, a Paixão de Cristo encenada pela comunidade jaguarense passou a ser conhecida em todos o Espírito Santo e até em outros estados.
 
 


|1 2 3 4 5 6 [7]